Viagem ao sul 
Gramado - Natal, hortênsias, passeios
Gramado - Natal, hortênsias, passeios

 

 

Passei a visitar Gramado frequentemente depois que me mudei para o centro do país. Costumo ir a Gramado no verão, quando vou visitar minha mãe em Porto Alegre. Nessa época, a cidade está ornamentada para o Natal - é o Natal Luz. Durante o dia e à noite a cidade se transforma num espetáculo natalino de cores, luzes, música. Um dos espetáculos mais lindos a que já assisti é o Nativitaten: em ilhas num lago iluminado cantores líricos apresentam músicas de Natal, algumas das quais são acompanhadas pelo público numeroso. Luzes brotam sobre o lago,  num show de fogos de artifício. Os shows Nativitaten e outros são sempre renovados. No ano em que assisti, os espectadores seguravam velas que deviam ser acesas em determinado momento, quando as minúsculas luzes se somavam aos sons das melodias conhecidas, criando um efeito maravilhoso.

Mas Gramado oferece atrações para todas as épocas do ano e diferentes tipos de hospedagens. Minha irmã, por exemplo, já encontrou um Hostel em Gramado e o achou muito bom. Da última vez em que estive na região não me hospedei em Gramado mas sim num apart hotel na cidade vizinha - Canela. Recordei hoje do nome desse apart - Camino della Sierra. A opção do apart é boa para quem gosta de ficar recolhido à noite e preparar seu próprio lanche ou janta ou ainda para quem precisa preparar refeições especiais. Não conheço muito bem Canela, mas recordo algumas visitas que fiz a parques ecológicos. É possível ver o canyon e cascata do Caracol do mirante de um dos parques - o Parque da Ferradura.

No inverno, você pode curtir chocolate quente, visitar lojas temáticas de chocolates, que apresentam, por exemplo, a história do chocolate, comprar roupas da estação muito lindas (pois o clima dessa época exige mesmo roupas de frio ;e aproveitar o clima da serra.

Outro passeio interessantíssimo é a visita ao museu de cera, em que se pode tirar fotos num barco pirata ou ao lado de famosos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, ou ainda é possível "telefonar" de uma cabine idêntica às de Londres.

Também passear de trenzinho e apreciar os parques, praças e as construções em estilo europeu é muito bom.